Sentidos e Percepção

Os Sentidos

O que você vê não é apenas baseado nos seus olhos, você pode usar todo o arsenal dos seus sentidos ao seu favor, com diferentes vantagens.

Visão

O sentido dos olhos, a visão, é o sentido mais potente e o principal da maioria das criaturas, porém, ela pode vir de diversas maneira.

Visão no Escuro

Como o nome já explica, uma criatura com Visão no Escuro é capaz de ver através de escuridão não mágica, com limites. A visão no escuro concede à criatura a capacidade de enxergar à sua volta com um nível acima da Claridade atual do ambiente, até o nível 1 de Claridade Natural, então, para uma criatura assim Escuridão Total é Penumbra, Penumbra é Claridade Artificial, e Claridade Artificial é Claridade Natural. Ela ainda não é capaz de ver através de Escuridão Mágica.

Visão Etérea

Uma criatura com Visão Etérea é capaz de visualizar a forma das almas à sua volta, além de ver dentro do plano etéreo.

Visão Mágica

Uma criatura com Visão Mágica é capaz de visualizar a forma das essências do Nia em tudo, desde que seja de Nia igual ao do seu Hex, isso inclui magias e criaturas invisíveis.

Visão Verdadeira

Uma criatura com visão verdadeira não pode ser enganada, ela vê todas as coisas como elas realmente são, ela vê através de ilusões, invisibilidade, e através de Escuridões Mágicas, não necessariamente sendo do Nia igual ao do seu Hex, quaisquer ataques que contém ilusão não sofrem efeito. Além disso uma criatura com esse poder tem todos os efeitos de Visão Mágica.

Audição

Audição é um tipo diferente de percepção comparada à visão, uma criatura com a audição aguçada possui diversas vantagens.

Visão Cega

Uma criatura com visão cega é capaz de discernir formas detalhadas usando apenas a audição, isto é, ela pode "ver" tudo, incluindo coisas invisíveis, e não é afetada por diferenças na Claridade do ambiente. Claro, dentro de um raio, e desde que seja possível produzir sons dentro da área especificada.
Uma criatura com este poder não percebe imediatamente criaturas tentando se obscurecer de maneira furtiva.

Olfato

Uma criatura com o olfato aguçado possui benefícios em Testes de Habilidade de Sentidos relacionado a sentir o cheiro de algo.

Percepção

Percepção não se fecha apenas à visão mas todos os meios pelo qual você é capaz de sentir e absorver informação, visão, olfato, audição, telepatia, sentidos mágicos, etc. Percepção se refere à sua habilidade de ficar consciente de algo. Porém, isso é apenas possível caso você seja capaz de perceber aquela coisa. Você conhecer algo aumenta suas chances de perceber ele, e você não conhecer algo pode diminuir ou nulificar suas chances de perceber ele, tanto para percepção ativa e passiva.

Percepção Passiva

Percepção passiva refere-se à sua capacidade de perceber algo sem estar tentando percebê-lo, cada criatura possui um valor de percepção passiva. O cálculo base do valor de percepção passiva é 10 + o modificador de Sentidos, esse valor é de uso do mestre, para avisá-los caso algum personagem tenha percebido algo passivamente.
Conhecer algo, sentidos aguçados, diferentes magias e ambiente afetam sua habilidade de perceber passivamente.

Percepção Ativa

Percepção ativa necessita de uma Ação Menor, onde você pode entrar em modo de alerta e tentar perceber várias coisas no seu ambiente. Usar percepção ativa requer que você faça um Teste de Habilidade de Sentidos contra o CD de algo.

Percepção Concentrada

Percepção Concentrada requere uma Ação Menor, você fica concentrado pela duração que quiser até que sua Concentração seja quebrada. Neste, você foca em tentar perceber algo específico, e tem vantagem no Teste de Habilidade de Sentidos para perceber esta coisa, para perceber qualquer outra coisa, você possui desvantagem.
Caso você especifique tentar perceber algo que não existe à sua volta ou você não seja capaz de perceber esta coisa por quaisquer motivos, o Mestre não é obrigado a lhe contar isto.

Links Relacionados